Tipos de vidros saiba como usá-los

1- Vidro Temperado

Cinco vezes mais resistentes a choques térmicos do que um vidro comum com espessuras semelhantes, o vidro temperado é considerado um vidro de segurança. Em caso de quebra fragmenta-se sem pedaços pequenos, pouco cortantes, podendo ser removidos com maior facilidade e segurança. Por ser mais resistente, pode ser utilizado em aplicações estruturais autoportantes sem a necessidade de caixilhos. O tratamento térmico de têmpera, consiste no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura de 700ºC (estado plástico) para ser resfriado bruscamente. Com esse tratamento, o vidro temperado passa a ser mais resistente à flexão e passa a suportar diferenças de temperaturas de até 200ºC.
Aplicações: Box, janelas, portas, vitrines, fachadas e decorativo.

2- Vidro Laminado 

  Também considerado um vidro de segurança, o vidro laminado é composto por duas ou mais placas de vidro, unidas por uma ou mais camadas intermediárias de PVB (polivinil butiral), por esta razão, mais resistente a impactos. Além de aumentar a resistência a impactos, a película plástica de PVB também tem a função de filtrar em 99,6% os raios ultravioleta, responsáveis por descolorir móveis, tecidos e objetos. Os laminados possuem também uma característica de redução de ruídos, através do amortecimento das vibrações sonoras pela camada de PVB. O vidro laminado da Divinal Vidros é produzido de acordo com a norma ABNT NBR 14697- Vidros Laminados. Quando quebrado, os fragmentos ficam presos nesta camada intermediária (PVB), que por sua vez possui alta resistência elástica, absorvendo o impacto.
Aplicações: Sacada, guarda corpo, fachadas, cobertura, vitrines, pisos etc.

3- Vidro de Proteção Solar 

Os vidros de proteção solar para residências são a opção perfeita para projetos arquitetônicos modernos e ecologicamente corretos, com excelente custo x benefício, pois reduzem o uso de ar condicionado e aquecedores, garantindo economia no consumo de energia elétrica, além proporcionar perfeita passagem da luz natural, sem prejuízo de danificar móveis, estofados e utensílios. Além de proporcionar beleza e proteção aos ambientes, os vidros de proteção solar bloqueiam os raios UV em quase 100% e reduzem a entrada de calor em até 80%, garantindo conforto e temperatura agradável. Podem ser temperados, curvados, laminados ou em sua forma monolítica, além de estarem disponíveis em uma grande variedade de cores, dimensões e espessuras.
Aplicações: Fachadas e cobertura.
Linha Habitat Refletiva: Cinza, Verde e Champagne
Linha Habitat Neutra: Verde, azul e incolor

4- Vidro Duplos ou Insulados 

Insuperáveis no aproveitamento da luz solar enquanto bloqueia o calor proveniente da radiação, os vidros insulados também são excelentes no isolamento acústico, proporcionando maior conforto e economia. Trata-se de um sistema de envidraçamento duplo, onde as chapas de vidro são separadas por uma camada interna de ar desidratado. No sistema de duplo envidraçamento, podem ser combinados vidros idênticos ou com propriedades diferentes, dependendo da aplicação, para aproveitar o melhor das características de cada um. Pode-se, por exemplo combinar a resistência dos vidros temperados com o conforto dos vidros laminados de proteção solar, formando um vidro duplo extremamente eficiente no controle acústico e térmico.
Aplicações: Construção civil em coberturas, fachadas de edifícios, portas e janelas, estúdios de gravação ou ainda na refrigeração industrial.

5- Vidros Laminados e Temperados 

O processo de laminação de duas ou mais chapas de vidros temperados permite a criação de um vidro extremamente resistente e eficiente ao combinar as características de ambos. Bastante utilizados no Brasil, os laminados de temperados atendem às exigências da arquitetura moderna na necessidade do vidro como elemento estrutural, mesmo em pavimentos, pilares ou vigas, além da utilização na construção civil, em obras que utilizam o sistema de fixação autoportante, ancoragem com ferragens, também conhecido como Spider ou Aranha.
Aplicações: Guarda corpo, fachadas, cobertura, construção civil e muito mais.

6- Vidro Autolimpante 

Especialmente projetados para uso externo, os vidros autolimpantes  vieram para revolucionar a forma e frequência da limpeza em fachadas, jardins de inverno, sacadas e instalações suspensas e de difícil acesso, especialmente em áreas altamente poluídas, reduzindo o uso de detergentes e contribuindo com o meio ambiente. Dotados de revestimento especial, aplicado durante o processo de produção, os vidros autolimpantes permanecem limpos por muito mais tempo ao evitarem a adesão de poeira e fuligem. Devem ser instalados na posição vertical ou inclinada, assim, aproveitam as forças da própria natureza (Raios UV – ultravioleta e a água da chuva) como coadjuvantes naturais na manutenção de uma visão nítida e sem distorções, inclusive em dias de chuva. Pode ser aplicado como um vidro comum (monolítico), temperado, laminado ou duplo, pois é visualmente idêntico a um vidro incolor e sua camada autolimpante é integrada ao próprio vidro, proporcionando um alto nível de durabilidade, pois não se desgasta ao longo do tempo.
Aplicações: Sempre na parte externa como fachadas, coberturas, sacadas e em áreas altamente poluídas.

7- Vidro Serigrafados e Esmaltados

Também considerados vidros de segurança, os vidros serigrafados ou esmaltados são pintados com esmaltes cerâmicos (tintas vitrificadas) e submetidos a um forno de têmpera a 700ºC, para a fusão da tinta ao vidro, passando a ser temperado. A diferença entre serigrafado e esmaltado está na aplicação do esmalte: enquanto no primeiro, o esmalte é aplicado pelo processo serigráfico, no segundo, o esmalte é aplicado por rolos (esmaltado).
Aplicações: Portas, janelas, guarda corpo, boxes para banheiro, tampo de mesa, lousa, vitrines, etc.

8- Vidro Pintado Comum e Temperado

Com os vidros pintados a criatividade é o limite. São perfeitos para projetos especiais de decoração e acabamento que requerem uma aparência brilhante com cores uniformes, garantindo suavidade e elegância. São largamente utilizados por arquitetos e decoradores por sua facilidade de instalação e manutenção em móveis planejados, revestimentos de paredes, divisórias, pias de cozinhas e banheiros, boxes entre outros. Os vidros pintados temperados, especialmente desenvolvidos para aplicações que exigem vidros coloridos de maior resistência. Por serem temperados, são mais resistentes a impactos, considerados vidros de segurança. Podem ser utilizados na construção civil, em ambientes internos e externos, inclusive em fachadas.

Aplicações: Fachadas, portas, divisórias, revestimento de paredes, pias, balcões, prateleiras, tampos de mesa e muito mais.

9- Vidro Extra-Clear

Com baixo teor de óxido de ferro, o que permite a ausência de tom esverdeado, o vidro extra transparente da possui qualidade superior e excelente transparência. Perfeitos para vitrines, divisórias, aquários, portas e aplicações onde transparência cristalina é fundamental, permitem a alta passagem de luz visível, sem o prejuízo do tom esverdeado, presente em vidros comuns. O vidro extra transparente também possui qualidade superior significativa se comparado ao vidro laminado padrão, pois sendo um vidro extra claro, tem uma melhor transparência. O uso de novas fórmulas de matérias primas e novas técnicas de produção fazem do Extra-Clear o vidro perfeito para quem procura nitidez sem abrir mão da segurança, pois garante a transmissão da luz e neutralidade das cores com clareza máxima, mesmo em espessuras mais grossas.
Pode ser fabricado em vidros: Comum, temperado, laminado, serigrafado, esmaltado.
Aplicações: Box, portas e janelas, vitrines, fachadas, divisórias e decoração.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?